Linhas de Pesquisa

Bases experimentais e clínicas da nutrição

Essa linha de pesquisa integra os interessados em pesquisa básica, modelos experimentais e ensaios clínicos para diagnóstico ou intervenção, visando identificar e∕ou estabelecer efeito e causalidade por meio das diversas interfaces entre alimentos, nutrição, saúde e doença. 
 
Neste sentido, essa linha de pesquisa apresenta intenso potencial para pesquisas competitivas, de forma a estabelecer associação, correlação, causalidade ou modelos para rastreamento, prevenção de agravos nutricionais e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Esta linha de pesquisa também possibilita a realização de protocolos de intervenção para identificar o efeito de alimentos, suplementos, nutrientes ou bioativos, como possíveis agentes terapêuticos, ou que proporcionem melhora da composição nutricional e normalização dos marcadores clínicos, laboratoriais e qualidade de vida.
 
Em síntese, a linha de pesquisa Bases Experimentais e Clínicas da Nutrição, se caracteriza pela elaboração e análise de conhecimento científico produzido pela pesquisa básica, em conformidade com a realização de pesquisas clínicas, de forma a identificar a aplicabilidade dos seus resultados nos diversos campos de prática da nutrição clínica. Assim, se propõe a estudar a interface entre Pesquisa Básica, Pesquisa Clínica e a obtenção de evidência científica para prática da Nutrição Clínica.

Alimentação, Nutrição e Cultura

Essa linha de pesquisa busca compreender os saberes e práticas sobre o acesso e a utilização dos alimentos por grupos populacionais, focalizando suas tradições, diversidades culturais e os impactos sobre a saúde.

Epidemiologia dos Distúrbios Nutricionais e Políticas Públicas

Essa Linha de Pesquisa desenvolve estudos voltados à compreensão da distribuição e determinantes de distúrbios nutricionais e da segurança alimentar na população, nos diferentes ciclos de vida, e à avaliação das políticas de promoção, prevenção e recuperação dos distúrbios nutricionais com expressão no padrão da morbimortalidade nestes ciclos da vida, com ênfase na alimentação, nutrição e na segurança alimentar. 

Vigilância de Alimentos e Saúde

Essa linha de pesquisa objetiva o estudo da qualidade do alimento, do ponto de vista nutricional e sanitário, englobando o processamento e o controle da qualidade dos alimentos, enfatizando a proposição de controle dos riscos identificados.

 

 
Português, Brasil